Blog

16

Jan

2018

Notícias

Sou alérgico à picada de insetos, o que fazer?

Basicamente existem dois tipos de insetos que picam: aqueles que se alimentam de sangue como os pernilongos, carrapatos e pulgas e os que injetam veneno como os marimbondos, vespas e abelhas. Estes últimos são os maiores causadores de reações alérgicas.


As reações à picada de insetos podem ser classificadas como tóxicas ou alérgicas.  

As reações tóxicas são causadas pelo efeito do próprio veneno injetado. Geralmente, os sintomas são gastro intestinais (tais como vômito, diarréia, dores abdominais que podem ser acompanhadas por cefaléia (dores de cabeça), febre, espasmos musculares, convulsões e eventualmente até a morte.

As reações alérgicas podem ser divididas em locais (apenas uma área de vermelhidão e inchaço no local da picada ou ferroada; reaçoes locais extensas (nos quais a área de vermelhidão é mais ampla) e reações anafiláticas. Uma reação anafilática é a mais grave e apresenta sintomas como falta de ar, rouquidão, náuseas, febre, inchaço, mal-estar, tonturas, confusão mental, queda de pressão arterial e pode levar até a morte.


Como saber se tenho alergia à picada de inseto?

De modo geral, as pessoas só descobrem que são alérgicas à picada de um determinado inseto quando são expostas ao veneno pela primeira vez. Ou seja, você pode ser alérgico e não saber.


Como agir se for picado?

Se for a primeira vez que você apresenta uma reação alérgica local, aplique compressas frias para diminuir o incomodo ou use um gel para diminuir o incômodo tal como o Alivio Sting.


Se após a picada, o local afetado apresentar vermelhidão ou inchaço, procure um médico alergista para avaliação e acompanhamento. O alergista dará as devidas orientações quanto ao tratamento tópico que deverá ser utilizado para reduzir a inflamação local e/ou analgésicos para reduzir o incômodo.


Todavia, se houver falta de ar, tosse, rouquidão, náuseas, a indicação é que procure IMEDIATAMENTE o pronto socorro mais próximo. O médico deverá realizar os testes alérgicos para a confirmação da alergia e dependendo da gravidade da crise alérgica, pode ser necessário o uso de adrenalina, se for o caso de uma reação anafilática.


Depois do incidente é importante fazer uma consulta médica especializada para descobrir quais os venenos que desencadeiam a alergia e a intensidade da reação. Caso necessário, um tratamento mais prolongado de dessensibilização feito com vacinas será aconselhado.

É sempre importante procurar um alergista o mais rápido possível.

Forma de pagamento

Pag Seguro Itau Shopline

Certificados

Google SiteSeguro Comodo SSL